A dona de casa Gisélia Lemos saiu de casa cedo para cuidar da sua saúde. Moradora de Pacatuba, ela aproveitou o sábado para realizar vários exames de uma só vez, e assim prevenir uma série de doenças. “Na semana, fica mais difícil procurar o posto de saúde devido à falta de tempo. Aqui é tudo mais fácil e a gente já recebe as primeiras orientações”, comentou a senhora, logo após realizar o exame de glicemia para detectar o nível do diabetes.
Assim como dona Gisélia, centenas de moradores da sede e dos povoados de Pacatuba aproveitaram o último sábado para participar do projeto “Saúde em Destaque”, promovido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com as demais secretarias. A concentração aconteceu na praça Nossa Senhora de Lourdes, iniciando nas primeiras horas da manhã, envolvendo cerca de 100 profissionais.
“Nosso objetivo é levar os serviços da prefeitura à população, facilitando esse acesso. Esse foi um dos compromissos da nossa campanha que estamos colocando em prática. Iniciamos hoje, mas iremos levar esse mutirão para a zona rural, intensificando os cuidados básicos de saúde da população”, frisou o prefeito Alexandre Martins.
Barracas foram montadas na praça e postos de atendimento dentro da prefeitura para a realização de diversos procedimentos de saúde. Além da vacinação contra a gripe, a população pôde realizar exames de glicemia e próstata (PSA); aferição da pressão arterial; teste rápido de sífilis, HIV e gravidez; ser orientada por médico, psicólogo, assistente social e enfermeiro, entre outros serviços.
“Apesar das dificuldades, a saúde em Pacatuba avançou muito nestes 100 dias. Conseguimos renovar a frota da secretaria com a aquisição e recuperação dos veículos; funcionamento das cinco equipes de Saúde da Família; atendimento bucal com quatro odontólogos; implantação do serviço de reabilitação para deficientes com fisioterapeuta, psicólogo, terapia ocupacional, assistente social, fonoaudiólogo na Clínica de Saúde da Família, entre outros benefícios”, lista a secretária de saúde de Pacatuba, Maria Jairlene Cardoso.
Ascom/PMP