Mais de 220 Municípios afetados pela seca nos Estados da Paraíba e Pernambuco tiveram Situação de Emergência (SE) reconhecida pelo governo federal. A informação está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 27 de outubro.
A seca continua assolando a região e tem sido o principal motivo para que os Municípios nordestinos permaneçam em situação de emergência durante todo o ano. Ao todo, 224 Municípios nordestinos prorrogaram os decretos de situação de emergência por causa da seca que continua assolando a região. Desses, 170 são do Estado da Paraíba e 54 são do Estado de Pernambuco.
Entretanto, como alerta a Confederação Nacioal de Municípios (CNM) trata-se de um problema crônico que necessita da mobilização de toda a sociedade. Sem o apoio dos outros setores da administração pública e da iniciativa privada não há solução.
A entidade defende o trabalho em conjunto das três esferas – federal, estadual e municipal – para amenizar os efeitos da seca no Nordeste do país. Ressalta que os Municípios não dispõem de recursos suficientes para enfrentar a questão sozinhos.
Contrastes
Enquanto a seca castiga os Municípios nordestinos, na Região Sul fortes chuvas têm causado prejuízos à comunidade. Tendo isso em vista, o Ministério da Integração Nacional autorizou o repasse de recursos em duas cidades catarinenses.
Jaborá deverá receber R$ 45.056,78 e Capinzal R$ 120.662,00, para execução de ações emergenciais de Defesa Civil e restabelecimento de serviços essenciais como: saneamento básico, água e esgotamento, energia elétrica, retorno de agenda escolar, entre outros.
O Município de Campo Largo, no Paraná, também obteve reconhecimento de anormalidade em decorrência de chuva de granizo que afetou a região no início de junho deste ano.
Fonte: CNM