Lagarto: cirurgias de Vasectomia e Laqueadura continuam
Com o objetivo de cuidar melhor da saúde da nossa gente, a Prefeitura de Lagarto através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dá continuidade ao Mutirão de Cirurgias para homens (Vasectomia) e mulheres (Laqueadura). Os interessados devem procurar o Setor da Atenção Especializada na Secretaria Municipal da saúde, situada na Avenida Santo Antônio, S/N (antiga regional).
Vasectomia é um procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos e conduzidos através do epidídimo (tubo em forma de novelo que se localiza na parte superior dos testículos) para os canais deferentes que desembocam na uretra. Trata-se de um método de contracepção muito seguro que secciona os dois deferentes. Muitos homens, porém, se recusam a fazer essa cirurgia porque imaginam que ela possa provocar distúrbios de ereção, no que estão completamente enganados. A vasectomia torna o homem estéril, mas não interfere na produção de hormônios masculinos nem em seu desempenho sexual.
Laqueadura ou ligadura de tubas uterinas (trompas de Falópio) consiste no método de esterilização feminina, caracterizado pelo corte e/ou ligamento cirúrgico das tubas uterinas, que fazem o caminho dos ovários até o útero. Assim, as tubas uterinas impedem a passagem do óvulo e os espermatozóides não o encontram, não havendo fecundação, ou seja, impossibilitando a gravidez da mulher. É um procedimento seguro que pode ser feito de várias maneiras, sendo necessária a internação e anestesia geral ou regional.
Fonte: Prefeitura de Lagarto