SE pode ser o mais afetado pela seca do São Francisco
SE pode ser o mais afetado pela seca do São Francisco
Compartilhar:
A nascente do Rio São Francisco secou pela primeira vez na história. O fato foi divulgado em setembro deste ano e vem preocupando estudiosos da área. O rio abastece vários estados brasileiros, dentre eles Sergipe, que também pode ser afetado, caso a crise do São Francisco não seja contornada. É o que informa o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
“A seca da nascente do São Francisco é apenas um indicativo dos problemas que teremos daqui para frente na bacia”. A afirmação preocupante vem do presidente do Comitê, Anivaldo Miranda. Ele indica que, mesmo que o período chuvoso retorne, o São Francisco ainda pode estar em perigo.
“É claro que a com a chegada do período úmido, lá para março e abril, as chuvas restauram a normalidade. Mas a seca deste ano é um alerta claro de que, a partir de agora, as estiagens serão mais prolongadas e as chuvas mais concentradas no futuro”, disse o presidente.
Para Anivaldo, o fato pede certa ponderação para o país inteiro, principalmente no sentido econômico. “Isso exige uma reflexão e uma abertura para as mudanças que precisamos fazer nas matrizes energéticas e agrícolas. Esses aspectos terão que mudar”, explica. Para mais informações, acesse o link INFONET.com.br. Fonte: INFONET.com.br.