Imprensa Oficial do Estado de Sergipe completa 120 anos
Nas comemorações dos 120 anos de fundação da Imprensa Oficial de Sergipe, que ocorre sexta-feira 5, a Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO) reúne-se ordinariamente em Aracaju. “É com grande alegria que celebramos esta efeméride, que expressa com muita eloquência a opção que os sergipanos fizeram por dar transparência aos atos públicos e aos atos praticados pelo Governo”, destacou o presidente da Segrase, Jorge Carvalho do Nascimento.
O Governo do Estado de Sergipe ao criar a Lei de número 104, de 5 de dezembro de 1894, sacionada em 24 de agosto de 1895 pelo então presidente da Província Manuel Prescilliano de Oliveira Valladão, a Imprensa Oficial circulou pela primeira vez no dia 1 de setembro de 1895. A ideia do governo foi dispor e fazer um modo transparente para a população os atos e ações governamentais, com validade jurídica e interferindo na vida dos cidadãos.
Reunião da ABIO
O vice-presidente da Abio e presidente da Segrase, Jorge Carvalho do Nascimento, disse que a 56ª reunião da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais amplia as comemorações dos 20 anos de fundação da Imprensa Oficial de Sergipe. “Será uma reunião técnica, de trabalho, que apontará soluções para os problemas de cada uma das imprensas oficiais do país”, apontou.
A reunião da Abio se iniciará com a inauguração do retrato do professor e escritor Luiz Carlos da Silva Lisboa, primeiro presidente da Imprensa Oficial de Sergipe, em 1895, que ficará no corredor de entrada da Segrase. Meia hora depois, às 9hs30min, o presidente da Abio, Luiz Gonzaga Fraga de Andrade, abrirá a reunião. O presidente da Segrase, Jorge Carvalho do Nascimento saudará os presidentes das imprensas oficiais do Brasil e a solenidade se encerrará com a palavra do governador de Sergipe, Jackson Barreto. Fonte: Agência Sergipe de Notícias.