Cinco municípios detêm mais da metade de todos os bens e serviços produzidos no estado. É o que afirma os dados divulgados nesta quinta-feira, 11, sobre o Produto Interno Bruto Municipal (PIB) para o ano de 2012, divulgados pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), através do Observatório de Sergipe.
O estudo sobre os números da economia é fruto de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os órgãos de estatística de todas as unidades da federação, representado em Sergipe pelo Observatório.
Segundo o levantamento, Aracaju (35,3%), Nossa Senhora do Socorro (7,4%), Canindé do São Francisco (5,0%), Estância (4,7%) e Laranjeiras (3,6%) acumulam 56% do PIB do Estado,o equivalente a um PIB a preços correntes de R$ 15,58 bilhões.
Aracaju continuou sendo o principal centro produtor de bens e serviços entre 75 municípios sergipanos. Em 2012, o município aumentou a sua participação em 0,1p.p (ponto percentual), contribuindo com 35,3% da riqueza produzida no estado durante esse ano.
Para o Superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag e coordenador do Observatório de Sergipe, Marcel Resende, fica evidente a importância econômica de Aracaju no cenário estadual. “Principalmente quando observamos que 41,9% dos serviços gerados no estado têm sua origem no município. Vale destacar que Aracaju é principal polo industrial de Sergipe, representando 20,9% do valor adicionado bruto da indústria”, afirma.
Lagarto é destaque na agropecuária
Na agropecuária, os cinco municípios com maiores PIB, em 2012, foram: Lagarto, Simão Dias, Capela, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória. Juntos contribuíram com 24,5% de tudo que foi produzido pelo setor no estado de Sergipe. O somatório das participações dos cinco municípios apresentou ganhos de 3,2 p.p. em relação a 2011.
No tocante à posição ocupada por esses municípios, os dados mostram que Lagarto registrou um ganho expressivo de participação, 2,1p.p, o suficiente para manter a primeira posição. O setor agropecuário responde por 9,8% da economia municipal, sendo a mandioca o mais importante produto agrícola do município com 8.200 hectares de área plantada, cuja produção em 2012 alcançou 155.800 toneladas.
Simão Dias continua a ocupar a segunda posição, com participação bem próxima do primeiro colocado no ranking (6,4%). Capela permaneceu na terceira posição, apesar da perda de 0,9 p.p. Já Itabaiana obteve um excelente desempenho; saiu da décima primeira para a quarta colocação em 2012, resultante do acréscimo de 73,6% no seu Valor Adicionado Bruto Agropecuário, em comparação com 2011. Nossa Senhora da Glória manteve o quinto lugar no ranking, participando com 3,5% do valor adicionado da agropecuária do estado. Para mais informações, acesse o link da ASN. Fonte: Agência Sergipe de Notícias.