Frutos típicos da região norte, o açaí e o cupuaçu ganham espaço nas lavouras do sul sergipano. A diversificação da fruticultura conquistou os pomares de Arauá, Pedrinhas, Indiaroba, Umbaúba e Santa Luzia do Intanhy, antes dominados pela citricultura. Com o apoio técnico do governo do Estado e a distribuição de mudas, os produtores sergipanos já obtêm bons resultados.
No município de Pedrinhas, por exemplo, o agricultor familiar Agostinho Alves de Andrade investiu no cupuaçu e açaí para incrementar a renda familiar. Em 2013, ele produziu 220 litros de polpa de açaí em uma área de 1,3 hectares.
Presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Jefferson Feitoza de Carvalho, explica que a diversificação de culturas foi implantada como uma alternativa em meio à crise na citricultura. “O trabalho de diversificação de culturas é realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e surgiu durante a crise da citricultura, para que os agricultores tivessem opções para enfrentar a crise. Quando não se tem o preço da laranja, se tem o das outras frutas. Isso não os torna menos susceptíveis às inconstâncias e nervosismos dos mercados frutícolas convencionais, mas também não os deixará refém de uma única cultura Estamos no terceiro ano do projeto e os resultados superam as expectativas”, diz, acrescentando que a produção é vendida para o comércio local e outros municípios. Para mais informações, acesse o link da Agência Sergipe de Notícias. Fonte: ASN.