O I Fórum de Diálogos 2015 para atualização de demandas, sobre o Consórcio de Saneamento Básico do Agreste Central, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 11, na Câmara Municipal em Itabaiana com as presenças de prefeitos da região e secretários municipais de Meio Ambiente. Na oportunidade, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, falou das metas alcançadas, desenvolvidas e dos investimentos já feitos para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Em sua fala, Olivier disse que como secretário empossado no início de janeiro já compreende a agressão ao meio ambiente e as consequências sérias geradas por ela, como os problemas hídricos, de abastecimento e desmatamento. “Um problema sério é o de resíduos sólidos. O caminho em Sergipe foi a criação de quatro consórcios públicos: Agreste Central, Sul e Centro Sul, Baixo São Francisco e Grande Aracaju”, pontuou.
No Consórcio do Agreste Central foram investidos ao todo R$ 707 mil para a elaboração dos Planos Estadual de Regionalização de Gestão dos Resíduos Sólidos, Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Agreste Central, Estadual de Coleta Seletiva e Guia-Manual de Orientação para os municípios para a coleta seletiva.
O secretário informou que estão sendo capacitados catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, não só da região, mais de todos os municípios com recursos na ordem de R$ 4.790.298,68. Ressaltou ainda que estão sendo realizados estudos junto ao Banco Mundial para a construção de seis aterros sanitários na região do Agreste Central, sendo quatro de pequeno porte compartilhado, com sede em Nossa Senhora das Dores, Riachuelo, Nossa Senhora Aparecida e Frei Paulo; um de pequeno porte individual, em Carira; e um de médio porte compartilhado, com sede em Itabaiana.
“Vamos agilizar as coisas e correr atrás dos recursos para a construção desses aterros”, frisou Olivier, sugerindo uma reunião em seu gabinete com essa finalidade. Para mais informações, acesse o link da Agência Sergipe de Notícias. Fonte: ASN.