Saúde: alimentos adequados no período de Carnaval
O Carnaval é uma festa que exige muito do organismo humano. As pessoas se divertem fazendo atividades físicas muito intensas e em um período de altas temperaturas. Alguns cuidados são fundamentais para manter a saúde durante a festa do Momo. Para cuidar da saúde, ter muita energia e não perder um só dia da folia, é preciso seguir alguns cuidados com a alimentação e não deixar de se hidratar.
De acordo com o técnico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) responsável pela área de Nutrição, Ronaldo Cruz, os principais alimentos que devem ser consumidos neste período são aqueles ricos em carboidratos e proteínas, além da oferta constante de líquidos para o organismo.
“A folia provoca um aumento da necessidade da ingestão de alimentos ricos em vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas de alto valor biológico, aquelas que contêm todos os nutrientes (aminoácidos) indispensáveis e que sejam de fácil digestão e absorção pelo organismo, a exemplo as de origem animal. As carnes brancas também são ideais para serem consumidas nessa época, pois são pobres em gorduras”, recomendou Ronaldo Cruz.
O nutricionista ainda lembrou das frutas e da água de coco. “É recomendado que sejam consumidas as diversas frutas presentes em nossa região e seus sucos, sobretudo aquelas que contêm alto teor de líquidos: melancia, melão, laranja, água de coco, etc”, disse Ronaldo Cruz.
Para o técnico da SES, os alimentos ricos em sal e gorduras devem ser evitados. “É importante que as pessoas que vão aproveitar o Carnaval evitem feijoada, cozidos, batata frita, alimentos condimentados, entre outras preparações ricas em gorduras e com alto teor de sal”, orientou o nutricionista.
A hidratação é outro fator muito importante para manter a saúde em dia no período da folia. “Água, água de coco e sucos são imprescindíveis para manter o organismo hidratado. Evitar o consumo excessivo de álcool, produtos ricos em cafeína, chás, entre outros, também faz a diferença. O consumo e a ingestão exagerada de energéticos, ainda mais se misturado com álcool, pode colocar a saúde em risco”, alerta Ronaldo Cruz.
Confira mais algumas dicas:
- Comer a cada três horas;
- Ingerir pequenas porções em várias refeições diárias;
- Não deixar de se alimentar para emagrecer;
- Leve barras de cereais para a folia;
- Não coma em lugares sem higiene adequada;
- Se for beber álcool, intercale água ou suco de fruta entre um gole e outro;
- Mantenha o estômago com algum alimento, mas não exagere;
- Durma bastante e evite emendar um dia no outro;
- Vista roupas confortáveis e, de preferência, produzidas com tecidos naturais como algodão que permitem a transpiração da pele.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias.