CPTran apresenta balanço da Operação Carnaval 2015
Foram apresentados na manhã da quinta-feira, dia 19, os números da Operação Carnaval Seguro 2015 da Companhia de Policiamento de Trânsito - CPTran. A fiscalização, que foi iniciada na última sexta-feira, 13, seguiu até o meio-dia da quarta-feira, dia 18. As ações ocorreram nas imediações do Bloco Rasgadinho, no centro de Aracaju, e no caminho das praias.
Em comparação ao ano passado, houve queda nos registros, sendo 332 autos confeccionados em 2014 contra 233 neste ano. No ano passado, foram recolhidos 61 CRLVs e 50 CNHs. Já em 2015 foram 78 CRLVs e 28 CNHs. Foram ainda enviados para o galpão 61 veículos em 2015 contra 63 em 2014.
Segundo o comandante da CPTran, major Fábio Machado, a redução no número de autuações já era esperada, devido ao esvaziamento da cidade durante o Carnaval. Entretanto, a maior queda nas estatísticas está relacionada à Lei Seca. Em 2014, foram 41 pessoas autuadas no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro. Este ano, foram apenas 17 condutores.
“Esse resultadoé motivo de alegria, pois verificamos uma mudança de comportamento. Infelizmente, ainda notamos que esta suposta conscientização se dá mais pelo medo de punição do que pelo perigo que tem a mistura entre álcool e direção. Mas, independente da natureza da consciência, o que importa para nós é o resultado, que leva à preservação de vidas”, destaca o major.
Com relação aos acidentes de trânsito, o número se manteve em comparação a 2014. “Foram 18 registros, porém, infelizmente, este ano tivemos uma morte, ocorrida no bairro Inácio Barbosa, na segunda-feira, quando um motociclista chocou-se com um poste”, aponta Fábio Machado.
Fonte: ASN.