Fortalecimento do Suas é prioridade para governo federal
O Sistema Único de Assistência Social (Suas) completa 10 anos de apoio e proteção à população. Após uma década, a assistência social segue como prioridade no governo federal, auxiliando a população com recursos e profissionais qualificados para garantir direitos, enfrentar a pobreza e proteger as pessoas mais vulneráveis.
A secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ieda Castro, destaca que, em 2015, o objetivo é fortalecer o Suas. O grande desafio, afirma a secretária, é criar condições para que a assistência social seja vista como um direito da população e não como uma política assistencialista. “Nós ainda temos algumas adversidades, como uma cultura política muito conservadora de que a assistência social é uma ajuda. Vamos continuar investindo e apostando não só na política de benefício, mas na sustentação da política de assistência social”, explica.
Para ajudar na construção das políticas de assistência social, será realizado, a partir desta terça-feira (28), em Fortaleza (CE), o XVII Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), com apoio do MDS. Com o tema A implementação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na prática cotidiana da gestão, o encontro vai discutir a construção da agenda política do colegiado e os avanços e desafios das políticas para a assistência social. O Congemas prossegue até quinta-feira (30), no Centro de Eventos do Ceará.
Durante o encontro, o MDS apresentará os resultados do Censo Suas 2014. Realizado anualmente desde 2007, o levantamento avalia a execução e os resultados dos programas, serviços e benefícios oferecidos à população, assim como norteia tomadas de decisão sobre as políticas públicas do ministério. O Censo Suas é utilizado para a construção de indicadores, como o Índice de Desenvolvimento do Cras (IDCRAS) e os indicadores do Pacto de Aprimoramento da Gestão.
Ieda Castro reforça que o Censo Suas é importante para nortear as ações para os próximos 10 anos. “Temos como meta dos três entes federativos – governo federal, estadual e municipal - consolidar essa ideia de ter um sistema público que se integra a outros sistemas e, com isso, conseguir proteger melhor a população. A assistência social é um direito.”. Fonte: MDS.