Debate sobre ISS lota auditório durante Marcha
As mudanças na legislação que trata da distribuição dos recursos do Imposto Sobre Serviço (ISS), defendidas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), foram debatidas com gestores municipais na tarde desta segunda-feira, 25 de maio. Com o auditório lotado, a equipe técnica de Finanças da CNM tratou do assunto no final da Arena Técnica Outras Fontes de Arrecadação Municipal. A discussão foi parte da programação do primeiro dia da XVIII Macha a Brasília em Defesa dos Municípios.
Durante o debate, os gestores foram incentivados a se mobilizarem para que o Projeto de Lei Complementar (PLP) 385/2014 – apensado ao PLP 366/2013 – seja aprovado na Câmara dos Deputados. Essa matéria altera a Lei Complementar 116/2003, que dispõe sobre o ISS. O imposto é de competência dos Munícipios, e dentre as mudanças apoiadas pela Confederação está a descentralização da tributação do ISS, principalmente nos casos de leasing e cartões de crédito e débito. A CNM e o movimento municipalista defendem que o ISS seja recolhido pelo Município de domicílio do tomador do serviço e não onde reside às operadoras dos cartões.
A CNM reforçou o pedido para que os prefeitos e demais gestores entrem em contato com os parlamentares para que o parecer da Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (CDEIC) seja favorável aos Municípios. O prefeito de Água Branca (PI), Jonas Araújo, participou de todo o debate. Ele sugeriu que a pauta seja uma prioridade, e que as entidades municipalistas estaduais e regionais sejam envolvidas na ação para obter a aprovação o mais rápido possível.
“O aumento da arrecadação para os Municípios faz toda a diferença”, destacou Araújo sobre a importância da aprovação da matéria. Já o prefeito de São José da Varginha (MG), Marcos Martins, reclamou da demora em aprovar o PLP. “Todo ano, a gente espera um avanço e não vê esse avanço na aprovação do ISS sobre leasing”, disse o gestor. Fonte: CNM.