Nova descoberta pode acelerar investimentos em Sergipe
Nova descoberta pode acelerar investimentos em Sergipe
Compartilhar:
Uma nova acumulação de petróleo foi encontrada em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe. Este é o terceiro poço perfurado na região, denominada Poço Verde. A descoberta da Petrobras se encontra a 5.350 metros de profundidade, e a operação de perfuração se estenderá até 5.500 metros.
O governador Jackson Barreto comemorou a descoberta e disse que isso ajuda a fortalecer a economia e pode atrair novos investimentos para o estado. “ Sergipe tem se consolidado como um estado com matriz energética variada. Essa nova descoberta da Petrobras reforça o potencial do estado, além de abrir a perspectiva para geração de empregos e mais desenvolvimento. Para isso, criamos uma escola em Carmópolis para capacitar a nossa juventude e prepará-la para o mercado de trabalho crescente na área de gás e petróleo”, afirmou.
De acordo com o economista e consultor especial do governo, Oliveira Júnior, essas e outras descobertas reafirmam que o território sergipano possui uma grande reserva. “Está se confirmando uma realidade que a gente já conhece há algum tempo, que o litoral sergipano possui, em águas profundas, uma reserva muito significativa de petróleo, óleo e gás natural de excelente qualidade. Isso abre muitas perspectivas interessantes para o desenvolvimento do estado. Com isso, nossa expectativa é que a Petrobras acelere os investimentos da exploração do óleo”, destacou Oliveira Júnior.
De acordo com informações da Petrobras, o poço 3-SES-189 (nomenclatura Petrobras), constatou uma nova acumulação de petróleo em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe. A reserva descoberta, informalmente conhecida como Poço Verde 4, está localizado a 23,5 km do poço descobridor, em lâmina d’água de 2.479 metros.
Os reservatórios, portadores de petróleo leve, de maior valor de mercado, possuem espessura total de 85 metros e boas condições de porosidade e permeabilidade. A área integra o projeto exploratório da Bacia de Sergipe-Alagoas em águas ultraprofundas, composto por mais cinco planos de avaliação. Para mais informações, acesse o link da Agência Sergipe de Notícias. Fonte: ASN.