90% dos domicílios sergipanos recebem água canalizada
90% dos domicílios sergipanos recebem água canalizada
Compartilhar:
O Observatório de Sergipe, instituição vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), divulgou nesta quarta-feira, 03, dados referentes às características da saúde do sergipano. As informações foram levantadas com base na Pesquisa Nacional de Saúde de 2013 (PNS), divulgada na última terça-feira, 02, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo é realizado em convênio com o Ministério da Saúde e que busca ampliar o conhecimento sobre as características de saúde da população brasileira.
Em 2013, segundo a pesquisa, Sergipe tinha 610 mil domicílios com água canalizada em pelo menos um cômodo do imóvel, o que corresponde a 88,9% do total de domicílios. Essa proporção é superior a do Nordeste, que foi de 84,3%. Outro dado importante revelado, diz respeito aos domicílios sergipanos com esgotamento sanitário por rede geral de esgoto ou pluvial. Em Sergipe esse número é de 46,5%, ou seja, 319 mil, enquanto no Nordeste essa proporção foi de 39,6%.
Vale destacar também que em Sergipe à coleta de lixo atinge 85% dos domicílios, cerca de 583 mil, outra proporção superior a do Nordeste, que foi de 79,1%. De acordo com o superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag e coordenador do Observatório, Ciro Brasil, essa pesquisa visa compreender como se dá o acesso à saúde no país. “Tivemos um resultado muito positivo em vários quesitos, superando, inclusive, índices do Nordeste e até do país”, enfatiza.
A pesquisa retrata um dado relevante no quesito acesso à saúde. De acordo com o levantamento, no estado, das 1,7 milhões de pessoas que costumam procurar os mesmos lugares, médicos ou serviço de saúde sempre que necessitam, a maior parte, ou seja, 73,7% da população, busca atendimento na rede pública.
Das 290 mil pessoas, 13,2% da população, que informaram ter procurado algum atendimento de saúde nas duas últimas semanas anteriores à data de referência da pesquisa, 96,6% afirmaram ter conseguido atendimento, terceiro melhor índice do nordeste, sendo que 95,3% foram atendidas na primeira vez. Para mais informações, acesse o link da Agência Sergipe de Notícias. Fonte: ASN.