Saúde: campanha de prevenção às DSTs e Aids no Nordeste
Saúde: campanha de prevenção às DSTs e Aids no Nordeste
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Durante todo este mês de junho, o Ministério da Saúde realiza campanha de prevenção das DSTs e Aids nas festas juninas do mês de junho no Nordeste. A ação, que começou desde o início do mês e vai até terça-feira (30), tem como objetivo chamar a atenção e conscientizar a população, especialmente os jovens, sobre a importância de usar camisinha, fazer o teste de HIV e o iniciar o tratamento, em caso de soropositividade.
A campanha já está em andamento nas cidades do Campina Grande e João Pessoa (PB); Caruaru e Recife (PE) e em Salvador, com veiculação de filme na Televisão durante este mês e utilização de redes sociais de compartilhamento dos conteúdos, no mesmo período.
De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, 95% das pessoas da Região Nordeste sabem da importância do uso do preservativo para prevenção contra aids. Mesmo assim, 49% da população sexualmente ativa da região não fez uso da camisinha em todas as relações sexuais com seus parceiros casuais, no último ano.
O diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, Fábio Mesquita, destaca a importância da campanha publicitária. “Pela primeira vez, temos uma ação de prevenção ao HIV e Aids que se estende ao longo de todo o ano, abrangendo grande parte das festas populares brasileiras”, ressalta o diretor.
Os dados da Região Nordeste, comparativos com pesquisas anteriores, mostram que o uso do preservativo na última relação sexual, ocorrida nos últimos 12 meses, tem diminuído: 70% em 2004, 52% em 2008 e 62% em 2013. Além disso, houve um crescimento significativo de pessoas que relataram ter tido mais de 10 parceiros sexuais na vida. Esse percentual subiu de 20%, em 2004, para 22% em 2008, chegando a 39% no ano de 2013.
Lançada em 1º de dezembro do ano passado (Dia Mundial de Luta contra Aids), a campanha estará em todas as regiões do país, contemplando das festas juninas do nordeste, outras como Octoberfest, em Blumenau-SC, e Festa do Peão de Barretos (SP) Os materiais usam a gíria “#partiu teste”, linguagem típica da faixa etária dos jovens, prioritária para a campanha. As peças publicitárias para rádio, rede sociais cartazes em aeroporto e rodoviária, entre outros, reforçam o conceito de prevenção combinada “camisinha + teste + medicamento”. Para mais informações, acesse o link do Ministério da Saúde. Fonte: MS.