Operação Lama Asfáltica aponta desvio de R$ 11 milhões
A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal deflagram, nesta quinta-feira (9), a Operação Lama Asfáltica, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada em desviar recursos públicos de fraudes em licitações e contratações públicas. A operação é realizada em parceria com o Ministério Público Federal e a Receita Federal e ocorre em Mato Grosso do Sul.
As investigações iniciaram em 2013 e apontaram a existência de empresas em nome de integrantes de grupo criminoso e de terceiros que superfaturavam obras públicas, por meio de fraudes em licitações e corrupção de servidores públicos. As empresas investigadas atuam no ramo de pavimentação de rodovias, construção de vias públicas, coleta e limpeza pública, entre outros.
Fiscalizações realizadas pela CGU revelaram prejuízo de aproximadamente R$ 11 milhões em obras executadas por essas empresas. O grupo possui vínculos pessoais com políticos, inclusive tendo feito doações a campanhas de candidatos. Participam da operação cerca de 120 pessoas, entre policiais federais, auditores da CGU e servidores da Receita Federal.
Estão sendo cumpridos dezenove mandados de busca e apreensão e quatro ordens de afastamentos de servidores estaduais. Os mandados estão sendo realizados em órgão estadual, empresas que possuem contratos com o Poder Público e em residências. Fonte: CGU.