MDS oferece curso sobre sistema de condicionalidades
As inscrições para o curso sobre o sistema de condicionalidades do programa Bolsa Família (Sicon), oferecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), estão abertas até 15 de agosto. O curso é gratuito e feito à distância. As inscrições são feitas no próprio Portal EAD. Podem participar gestores e técnicos do Bolsa Família e do Cadastro Único e representantes do controle social que usam o Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF).
O curso está entre os mais procurados do EAD e, em 2014, teve 3 mil inscritos. A coordenadora de Capacitação do MDS, Renata Amorim, responsável pelas ações de ensino à distância, destaca que o treinamento permite que técnicos e gestores trabalhem com o sistema com mais facilidade. “Dessa forma, aperfeiçoamos o monitoramento das condicionalidades de saúde e educação e o atendimento aos beneficiários dos programas sociais.”
Com o treinamento, os participantes aprendem a desempenhar as principais ações no Sicon a partir do estudo de casos. Saberão identificar os perfis do sistema e o que cada um deles permite realizar; registrar recursos; fazer consultas sobre benefícios e condicionalidades; incluir a família no acompanhamento familiar; providenciar a interrupção temporária; iniciar e avaliar um recurso.
Com carga horária de 15 horas, o curso ficará disponível até 29 de agosto. O aluno conta com o apoio da Biblioteca Virtual e do fórum tira-dúvidas. Para ter acesso ao treinamento, é preciso estar cadastrado no Portal EAD e possuir senha do SIGPBF. Serão aprovados os alunos que obtiverem 60% de acertos no teste final.
Em caso de dúvida, envie e-mail para suporte.ead@mds.gov.br. Fonte: MDS.