Profissionais do Hospital de Lagarto passam por capacitação
Profissionais da área de Fisioterapia do Hospital Regional de Lagarto (HRL) e da Rede Municipal de Saúde, além de estudantes do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus de Lagarto, participam desde a segunda-feira, 13, da Semana de Atualização de Fisioterapia em Terapia Intensiva.
A capacitação, que acontece até esta sexta-feira, 17, na Sala do Núcleo de Educação Permanente do HRL, é organizada pelo Departamento de Fisioterapia da UFS/Lagarto, com o apoio da gestão do HRL. O principal objetivo do curso é promover uma revisão atualizada dos principais temas da Fisioterapia Intensiva, com palestras ministradas por professores da UFS, dos Campi de Aracaju, São Cristóvão e Lagarto.
O curso tem caráter teórico, prático e utilizará os subsídios mais atualizados da literatura científica para fornecer, de uma forma condensada, porém, abrangente, as principais informações necessárias ao desempenho eficiente dos profissionais fisioterapeutas envolvidos em Terapia Intensiva.
A oportunidade de adquirir novas experiências na área está sendo almejada pela fisioterapeuta Ana Cristina Menezes, do quadro do HRL.
“Esta Semana de Atualização nos proporciona, com os conhecimentos repassados aqui, uma nova visão sobre os mais recentes rumos nas condutas da fisioterapia para a assistência aos pacientes críticos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)”, ressalta. “Recebemos no curso subsídios para introduzir práticas, como a do Pilates, em benefício desse tipo de paciente, e que podem contribuir para aumentar a sua sobrevida e diminuir o seu tempo de permanência nas UTIs, trabalhando muito mais preventiva e precocemente a recuperação funcional do paciente”, salientou.
O coordenador de Internamento do HRL, enfermeiro Jardel Vasconcelos, também vê como essencial esse tipo de atualização.
“A UTI tem como principal objeto garantir uma assistência de forma integral e intensiva ao paciente. Dessa forma, os profissionais devem estar sempre em sintonia com as novidades em protocolos assistenciais e recursos para o paciente e, por isso, capacitações e cursos como esse ministrado aos fisioterapeutas ampliam ainda mais o conhecimento, possibilitando melhorias na assistência”, reconhece. Fonte: ASN.