MDS: 15 mil jovens e adolescentes no mercado de trabalho
Morador de Brasília, Neilson Lopes de Souza, 16 anos, trabalha há um ano como aprendiz no Banco do Brasil. Com mais quatro irmãos em casa, desde que começou a trabalhar ele ajuda nas finanças da casa, que é complementada pelo Bolsa Família. “Entrego a metade do meu salário para o meu pai, que decide o que fazer com o dinheiro”, conta.
O jovem conquistou a vaga na estatal após passar por processo seletivo e capacitação no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). “O programa de aprendizagem me ensinou muito na vida, a começar pela responsabilidade”, explica. No curso, ele ainda aprendeu como se vestir, se portar e a se comunicar no ambiente de trabalho.
Pela função desempenhada na área administrativa no período vespertino, recebe meio salário mínimo por mês, vale-transporte e vale-alimentação. Além disso, a empresa deposita o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e recolhe a alíquota do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). E, como o programa de aprendizagem obriga que tenha bom desempenho escolar, Neilson, durante as manhãs, cursa o primeiro ano do ensino médio.
Como o brasiliense, mais de 15 mil jovens entre 14 e 18 anos terão uma oportunidade de iniciação no mercado de trabalho e acesso à qualificação profissional. Este é o objetivo do Pronatec Aprendiz na Micro e Pequena Empresa, que será apresentado nesta terça-feira (28), no Palácio do Planalto, pela presidenta Dilma Rousseff.
O programa será explicado a representantes de entidades do setor empresarial, com a participação da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e dos ministros da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Afif Domingos, da Educação, Renato Janine, e do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. Fonte: MDS.