Meio Ambiente: Ministério aprova planos de resíduos sólidos
Meio Ambiente: Ministério aprova planos de resíduos sólidos
Compartilhar:
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) aprovou o Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Sergipe e os planos intermunicipais das regiões Sul, Centro Sul, Agreste Central e Baixo São Francisco. Os três planos intermunicipais abrangem mais de 90% de território e mais de 85% dos municípios. A conquista foi possível devido ao repasse de R$ 1,48 milhão feito pelo ministério ao governo do Estado.
Os técnicos do MMA receberam os quatro planos, fizeram uma avaliação minuciosa e constataram que eles atendem integralmente a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Esses resultados são fruto de uma atuação conjunta do governo federal, estadual e os municípios de Sergipe, explica o gerente de Resíduos Sólidos do MMA, Eduardo Rocha.
Por meio dos planos intermunicipais é possível identificar como são gerados os resíduos, as formas de destinação, iniciativas existentes, estratégias de manejo, metas a serem atingidas, além de possibilitar o cálculo de investimentos e mecanismos de sustentabilidade econômico-financeira necessários. Planos envolvendo vários municípios são uma forma inteligente de dividir os custos e garantir que mudanças de governo não afetem a destinação adequada dos resíduos, destaca.
O plano das regiões Sul e Centro-Sul abrange uma população de mais de 470 mil habitantes distribuída em 16 municípios. Já o plano da região do Baixo São Francisco, trará melhorias para mais de 360 mil pessoas. Aproximadamente 300 mil habitantes serão beneficiados na região Agreste, em 20 municípios.
O Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Olivier Chagas, entende que Sergipe mostrou um diferencial no que tange a Lei aprovada em 2010. Isso prova que o Estado tem buscado cumprir com sua obrigação. Apesar de haver uma obrigação municipal, o estado tem sido dirigente em trabalhar de forma a cooperar constituindo assim os quatro grandes consórcios. Este reconhecimento nacional nos deixa felizes e nos motiva ao nosso objetivo final que é a substituição dos lixões a céu aberto pela implantação dos aterros sanitários, declara.
Para mais informações, acesse o link da Agência Sergipe de Notícias. Fonte: ASN.