“Assistência social é um direito”, afirma Tereza Campello
“Tivemos um momento muito importante de afirmação da assistência social como direito, assim como a saúde e a educação”, destacou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. Ao participar da abertura do IX Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (Suas) nesta quarta-feira (29), em Brasília, a ministra destacou que o país avança na construção de uma política socioassistencial mais igualitária.
Segundo a secretária nacional de Assistência Social do MDS, Ieda Castro, o evento dá continuidade ao processo de discussão sobre a importância de acompanhar, monitorar e avaliar os serviços e gestão do Suas. “É preciso ouvir dos municípios como é realizado o processo de acompanhamento. Além disso, é importante dar um retorno dos resultados dos serviços prestados pelos municípios para que assim a gente possa continuar avançando na consolidação do Suas”, ressaltou.
O presidente do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Assistência Social (Fonseas), André Quintão, também participou da mesa de abertura. Ele falou sobre a importância de definir novos desafios a partir dos resultados dos 10 anos do Suas. “Essa área de monitoramento e vigilância tem avançado muito e é um elemento fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas”, ressaltou ele, que é secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais.
O encontro, que reúne gestores e conselheiros municipais e estaduais da assistência social, segue até esta sexta-feira (31), no Hotel Nacional. Durante o evento, serão discutidas as novas bases para monitoramento do Suas e o uso de indicadores como ferramentas para planejamento e apoio técnico. Além das sessões plenárias, os gestores podem participar de oficinas para trocar experiências e construir novas propostas.
Fonte: MDS.