MDS participa de conferências municipais nesta quarta
MDS participa de conferências municipais nesta quarta
Compartilhar:
Cinco capitais brasileiras e um município cearense iniciam a avaliação e a proposição de novas diretrizes para o Sistema Único de Assistência Social (Suas) a partir desta quarta-feira (5). Representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) participam das conferências municipais de Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maracanaú (CE), Palmas (TO) e Salvador (BA).
A participação social foi responsável pelo desenvolvimento de uma rede de proteção de cidadania. O Sistema Único de Assistência Social (Suas), que completou 10 anos em julho, foi criado a partir das deliberações de conferência nacional de assistência social, com a participação de gestores estaduais, municipais e representantes da sociedade civil.
O Suas possibilitou marcou o início de uma nova era de superação da extrema pobreza e de garantia de direitos e rompeu com o ciclo de assistencialismo e clientelismo que vigorava até então no país. E todas as melhorias e evoluções nos serviços e programas do sistema, inclusive etapas do planejamento orçamentário, são objeto de debate e avaliação do Conselho Nacional de Assistência Social.
As conferências municipais e estaduais são preparatórias para a X Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada de 7 a 10 de dezembro, em Brasília. Nas conferências, representantes dos usuários e trabalhadores do Suas, entidades socioassistenciais e gestores da área têm a oportunidade de avaliar e propor mudanças no sistema e na execução dos serviços. Para mais informações, acesse o link do MDS. Fonte: MDS.