ESAF treina multiplicadores do Projeto Brasil Municípios

Compartilhar:
Nesta sexta-feira (8) será concluída a primeira atividade de capacitação de técnicos do Projeto Brasil Municípios, sobre Gestão Financeira. O treinamento está sendo oferecido pela Escola de Administração Fazendária (ESAF) desde o último dia 13 de abril.

Os profissionais, aprovados no Programa de Formação de Multiplicadores da ESAF, irão atuar na orientação e aperfeiçoamento dos gestores municipais para que possam gerir seus próprios programas e projetos de governo.

O primeiro módulo de treinamento em gestão pública foi aplicado por quatro especialistas da ESAF para 28 representantes de prefeituras e de tribunais de contas dos Estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Pará e Tocantins. Os próximos temas de capacitação serão sobre Planejamento e Gestão Municipal, Boas Práticas, Aquisições e Contratações.

O Projeto Brasil Municípios  - que não prevê a doação de recursos, mas somente a prestação de assessoria técnica às cidades -  é realizado pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento em parceria com a União Europeia e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O atendimento é prioritário para municípios pequenos sem o suporte de pessoal e de tecnologia para elaborar e implementar ações. Além do fator socioeconômico, o projeto vale também para municípios inscritos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) ou no Procidades, programa de financiamento externo com participação do Governo Federal.

O Brasil Municípios já recebeu adesão das prefeituras de Aracaju (SE), Vitória da Conquista, Lauro de Freitas e Camaçari (BA), Recife, Camaragibe e Moreno (PE), São Luís (MA), Ananindeua e Santarém (PA), Rio Branco (AC), Manaus (AM), Campo Grande (MS), Colatina (ES), Belford Roxo (RJ), Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo (PR).

Fonte: Ministério do Planejamento