Bolsa Família comemora 500 mil casas entregues
Beneficiária do Bolsa Família, Tatiane Silva de Melo, 30, que sempre morou com sua tia, não conseguia explicar a felicidade que estava sentido ao receber as chaves da nova casa, nesta sexta-feira (28),em Maracanaú (CE). “Vou pagar a prestação da casa com o dinheiro do programa”, conta.
Tatiane se junta a outras mais de 500 mil famílias beneficiárias do programa de complementação de renda, que tiveram acesso à moradia por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. “É uma marca a ser comemorada”, destacou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, que participou da cerimônia de entrega do Residencial Demócrito Dummar I, na cidade da região metropolitana de Fortaleza. Lá, vão morar 312 famílias. Destas, 154 recebem o benefício mensal.
A presidenta da República, Dilma Rousseff, ressaltou a importância do resultado alcançado, pois são casas para as pessoas mais pobres do Brasil. “Não vamos abrir mão das políticas que têm ajudado o povo brasileiro a melhorar de vida, como o Minha Casa Minha Vida, o Bolsa Família e o Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego].”
Além de Maracanaú, houve cerimônias simultâneas de entrega de imóveis em Bom Conselho (PE), Castanhal (PA), Caucaia (CE), Colinas do Tocantins (TO) e Fortaleza (CE). Ao todo, são 2.701 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida para atender mais de 10 mil pessoas, com investimento total de R$ 213,2 milhões.
Mariana Oliveira Lopes, 21 anos, morou a vida toda em um abrigo em Maracanaú, junto com os dois irmãos, Maiara e Tarcísio. O futuro, que parecia incerto, tomou um novo caminho com o incentivo das gestoras do abrigo. Mariana se formou no ensino médio, começou o ensino técnico e veio uma nova fase: o sonho da casa própria no Residencial Demócrito Dummar I. Finalmente, os irmãos iam ter um lar.
A ministra lembrou que todos os irmãos estão na escola. E agora Mariana é a chefe da família. “Eles são meninos guerreiros que representam a juventude e o nosso povo brasileiro que quer melhorar, que quer uma oportunidade”, contou emocionada Tereza Campello ao entregar as chaves à Mariana.
Fonte: MDS.