MDS: Brasil reduz vulnerabilidade social
Em 10 anos, cresceu em 365% a quantidade de municípios com baixa ou muito baixa vulnerabilidade social, passando de 638 em 2000 para 2.326 em 2010. Os números são da pesquisa Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros – Mapeamento da Vulnerabilidade Social, divulgada nesta terça-feira (1º) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo apresenta o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) para os 5.565 municípios do país.
No estudo, a evolução dos municípios com baixa ou muito baixa vulnerabilidade foi mais evidente em alguns estados das regiões Centro-Oeste (como a faixa de fronteira do Mato Grosso do Sul), Norte (especialmente Tocantins) e Nordeste (com destaque para o sul da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e leste de Pernambuco).
No Centro-Oeste, apenas Japorã (MS), Tacuru (MS) e Nossa Senhora do Livramento (MT) registraram alta vulnerabilidade social em 2010. A região tem 48,5% dos municípios na faixa de baixa vulnerabilidade social. A região sudeste registrou 48,8% nesta mesma faixa, destaque para as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A região Sul apresentou 28,7% dos municípios com baixa vulnerabilidade social.
Os dados mostram ainda que o IVS do Brasil caiu 27% em dez anos. Saiu de 0,446 em 2000 para 0,326 em 2010, se posicionando na faixa de média vulnerabilidade social. O levantamento reúne 16 parâmetros de infraestrutura urbana, saúde, educação, renda e trabalho.
O conceito de Prosperidade Social foi apresentado no Atlas. O índice é uma análise integrada do IVS e do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). São 1.677 municípios com prosperidade social muito alta. Há dez anos, esse número era 103.
Fonte: MDS.