MDS e CFP: atuação de psicólogos no Suas
Um acordo de cooperação firmado nesta quinta-feira (17) entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, por meio de sua Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), e o Conselho Federal de Psicologia (CFP) pretende aprimorar e qualificar a atuação dos psicólogos no Sistema Único de Assistência Social (Suas).
A secretária Nacional de Assistência Social, Ieda Castro, destacou que este é o momento de aproximação dos psicólogos que estão trabalhando na política de Assistência Social. “O psicólogo não é formado para trabalhar no Suas; é dentro do processo de trabalho que ele vai construindo esse saber. Essa cooperação nos dá segurança de que vamos agir com unidade na direção”, ressaltou.
O acordo de cooperação prevê a troca de informações e dados coletados no Censo Suas entre a SNAS e o CFP, a atuação conjunta na orientação dos profissionais e na criação de diretrizes para inclusão de temas relacionados ao Suas na formação dos profissionais de Psicologia. Além disso, os dois órgãos vão elaborar orientações aos municípios sobre a importância da realização de concursos públicos.
A Presidenta do Conselho Federal de Psicologia, Mariza Borges, acredita que o acordo reflete a preocupação do conselho e do governo federal com a atuação dos psicólogos na Rede Suas. “Temos certeza que, se não unirmos esforços, não conseguiremos fazer avançar as políticas públicas, principalmente o Suas. Estamos juntos nisso, fazendo um trabalho em prol da sociedade”, concluiu.
Atualmente, cerca de 16 mil profissionais de Psicologia atuam no Suas.
Fonte: MDS.