Pronatec melhora chances no mercado de trabalho formal
Pronatec melhora chances no mercado de trabalho formal
Compartilhar:
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) potencializa a empregabilidade formal para beneficiários do Bolsa Família e pessoas de baixa renda. Essa foi a principal conclusão de um novo estudo da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Apresentado na última quarta-feira (25) no Ministério da Educação (MEC), o estudo mostra o impacto do programa entre pessoas de baixa renda matriculados no Pronatec Bolsa Formação, entre 2011 e 2014. O Bolsa Formação é uma das modalidades do programa e oferece cursos de curta duração.
A pesquisa avaliou 2,6 milhão de pessoas – metade matriculada no Pronatec e outra metade sem o programa – e comprovou que beneficiários do Bolsa Família que fizeram o Pronatec mais do que dobraram sua participação no mercado de trabalho formal. A parcela dos beneficiários que participa do mercado formal saltou de 8% para 18,5%.
“O beneficiário do Bolsa não só teve taxas de conclusão e aprovação maiores, como também o impacto para ele do Pronatec foi mais significativo. Isso mostra que ele consegue superar as diferenças de inserção do mercado formal”, destaca o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Paulo Jannuzzi. “Esse estudo ajuda a desmistificar uma coisa que as pessoas falam que o beneficiário do Bolsa é preguiçoso ou não trabalha, não se dispõe a aproveitar as oportunidades. Muito pelo contrário, eles se engajam e vão até o fim do curso”, reforça.
Para mais informações, acesse o link do Ministério do Desenvolvimento Social. Fonte: MDS.