Instituto de Identificação é inaugurada em Lagarto

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O Governo do Estado inaugurou a nova sede oficial do Instituto de Identificação sediado em Lagarto. O estabelecimento, que é vinculado à Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Sergipe (SSP/SE), já realizou mais de mil emissões de carteiras de identidade entre os meses de janeiro a agosto. Nossa presença hoje aqui é para agradecer a parceria do Governo do Estado com a prefeitura de Lagarto, que vai oportunizar ao povo de sua cidade e de toda região um conforto para acessar um serviço essencial, que é a carteira de identidade”, destacou Mendonça Prado, secretário de Segurança Pública do Estado de Sergipe. Moradores da cidade de Lagarto, terceiro município mais populoso do estado, e de municípios da região Centro-sul não precisam mais se deslocar à capital sergipana para providenciar o recebimento no mesmo dia da primeira e segunda via do Registro Civil (RG). O posto funciona de segunda à sexta-feira, de 07 às 13h, e são distribuídas 50 senhas diariamente. De acordo com o coordenador geral dos Postos Regionais de Identificação, Leandro Maciel Neto, outros espaço desse tipo serão criados em outras regiões. “Além de Aracaju, o cidadão pode adquirir o documento no mesmo dia também fazendo aqui em Lagarto. Outros quatro postos serão criados nos municípios de Nossa Senhora da Glória, Propriá, Itabaiana e Estância’, disse. No caso da confecção da primeira via do documento, o Instituto de Identificação em Lagarto registrou 1.906 documentos emitidos no local nos primeiros oito meses de 2015. Já a segunda via, que é solicitada em situações de perda, furto, roubo, documento danificado, com validade vencida etc, houve registro de 4.290 confecções. “É importante o cidadão saber que para fazer a primeira via deve trazer certidão de nascimento ou casamento original e uma cópia; comprovante de residência no nome da pessoa ou dos pais, no caso dos mais jovens; e duas fotos 3x4. A primeira via é gratuita, mas a segunda o cidadão paga uma taxa de R$ 9,00 e traz os mesmos documentos. Se a pessoa for divorciada, deve trazer a Certidão de Casamento Averbada. Se for viúva, deve trazer o atestado de óbito. Para todas as pessoas orientamos trazer também o CPF, que não é obrigatório, mas é bom que já saia na Carteira de Identidade”, explicou Leandro Maciel Neto. Para Ana Cláudia Santos, moradora do município, o novo Instituto de Identificação levou benefícios para a população. “É muito importante porque evita que fiquemos sem o nosso registro por conta da distância de ir a Aracaju. Consegui emitir minha carteira de identidade mais rápido”, conta. Fonte: ASN.