A Petrobras anunciou no final da noite destaEBC terça-feira, 29 de setembro, o reajuste nos preços de gasolina e diesel, válidos já a partir da meia noite desta quarta-feira. O preço da gasolina nas refinarias subirá 6% e o do diesel 4%, segundo comunicado divulgado pela empresa. Este é o primeiro reajuste de preços nos combustíveis na gestão de Aldemir Bendine, que assumiu a petroleira em fevereiro com a missão de recuperar as finanças e a credibilidade da empresa junto aos investidores, após a crise vivida nos últimos anos.
Ainda não há estimativas oficiais sobre o impacto do reajuste para os consumidores. No último reajuste de preços de combustíveis, anunciado em novembro ainda pela ex-presidente Graça Foster, gerou impacto entre 2% e 2,5%, na época. O comunicado da companhia informou, também, que os preços sobre os quais incidem o reajuste não incluem tributos federais, como Cide e Pis-Cofins.
A decisão foi tomada pela diretoria da empresa na noite desta terça-feira, após reunião em que a pauta principal foi a frágil situação financeira da estatal, agravada pela depreciação cambial das últimas semanas. Também foram analisadas propostas para novo corte de investimentos da estatal, após a companhia ter anunciado em junho uma redução de 37% em seus investimentos no período entre 2015 e 2019. Um novo corte, entretanto, não foi definido.
Após discutir o tema com os diretores da companhia, o presidente Aldemir Bendine se reuniu também com o novo presidente do conselho de administração da empresa, Nelson Carvalho. Nesta quarta-feira ocorrerá a primeira reunião do colegiado sob o comando de Carvalho, que assumiu o cargo após o afastamento de Murilo Ferreira, no início do mês, por divergências com a cúpula da estatal sobre o tamanho do ajuste necessário para reabilitar a Petrobras.
Para mais informações, acesse o link da CNM. Fonte: CNM.