SUS: apoio a vítimas de violência sexual será ampliado
SUS: apoio a vítimas de violência sexual será ampliado
Compartilhar:
As unidades hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) já estão se preparando para realizar a coleta de informações e de vestígios de vítimas de violência sexual. Isso será possível com a portaria que estabelece os critérios de habilitação de serviços da rede pública para darem suporte às vítimas desse tipo de violência.
As unidades habilitadas poderão realizar o registro de informações em ficha de atendimento multiprofissional até a coleta e armazenamento provisório do material para possíveis encaminhamentos legais. A medida reduz a exposição da pessoa que sofreu a violência, e evita que as vítimas sejam submetidas a vários procedimentos.
A novas regras foram definidas pela Portaria 1.662/2015, que integra as ações do Programa Mulher: Viver sem Violência, criado este ano por meio de portaria interministerial assinada pelos ministérios da Saúde, da Justiça e pela Secretaria de Políticas para as Mulheres. O programa estabelece novas diretrizes para organização e a integração do atendimento às vítimas de violência sexual pelos profissionais de segurança pública e de saúde do SUS.
Para mais informações, acesse o link da Confederação Nacional dos Municípios. Fonte: CNM.