Senado debate índices de acidentes de trânsito no país
Senado debate índices de acidentes de trânsito no país
Compartilhar:
Especialistas em medicina do tráfego, representantes do governo e da Polícia Rodoviária Federal apresentaram, nesta segunda-feira (16), ao Senado sugestões para um trânsito mais seguro. A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) conduziu um debate sobre os altos índices de acidentes que tanto inquietam o país.
Apesar de ter conquistado uma redução no número de mortes no trânsito nos últimos anos, o Brasil ainda está entre os cinco países com mais vítimas de acidentes no mundo, com 44 mil mortes em 2014. Mas com uma frota dez vezes menor que a dos outros quatro – Índia, China, Estados Unidos e Rússia – o país não deveria ter esses índices, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego.
Juarez Molinari, vice-presidente da associação, listou as principais causas dos acidentes – que envolvem a má formação dos condutores, a fiscalização e punição dos infratores, o uso de álcool e drogas e de smartphones – destacando que a maior parte delas é evitável.
— Em mais de 90% das vezes a causa mais importante é o ser humano, que é responsável pelos fatores de risco de maior relevo, como a conjunção do álcool e a condução veicular, as falhas de atenção decorrentes de aparelhos com grande potencial de desviar atenção, como o uso dos smartphones, a fadiga, ligada a jornadas excessivas na condução dos veículos, principalmente os comerciais — disse Molinari.
Para mais informações, acesse o link do Senado Federal. Fonte: Agência Senado.