Governo inaugura Abrigos em Carmópolis e Frei Paulo
Governo inaugura Abrigos em Carmópolis e Frei Paulo
Compartilhar:
Nesta segunda-feira, 30 de novembro, serão inaugurados pelo Governo de Sergipe os Abrigos Estaduais Regionais em Carmópolis e Frei Paulo, que acolherão crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social dos municípios localizados em ambos os territórios. Com isso, passam a ser da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e Direitos Humanos (Seidh) a tutela dos Abrigos Isabel Abreu e Centro de Estudo e Observação (CEO), que hoje são operacionalizados pela Fundação Renascer.
Com a abertura das Unidades de Acolhimento Regionais, Sergipe passa a comemorar a cobertura de acolhimento em 100% do território, conforme o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária. A inauguração dos Abrigos também significa que Sergipe estará totalmente reordenado, ou seja, todas as unidades de acolhimento atenderão crianças e adolescentes dos sexos masculino e feminino, de 0 a 18 anos.
O reordenamento é necessário para evitar, por exemplo, a separação de irmãos de sexos opostos ou de faixas etárias diferentes, conforme explica Katia Cristina Ferreira, Assistente Social da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e Direitos Humanos (Seidh). Aqui havia uma espécie de segregação, por causa da existência de Instituições só de meninos, só de meninas ou por faixa etária. Desde a instituição do Plano, vem se discutindo o fim dessa prática, para evitar situações como o afastamento de grupos de irmãos, o que é psicologicamente péssimo para eles.
Para mais informações, acesse o link da Agência Sergipe de Notícias. Fonte: ASN.