Indústria recua foi de 7,7% em 2015
Levantamento produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que a produção da indústria nacional registrou queda de 2,4% na passagem de outubro para novembro do ano passado. O percentual sobe para 7,7% se levado em conta o acumulado nos 12 meses a partir de novembro de 2014. A perda só foi mais intensa em 2009, quando chegou aos 9,4%.
No total, foram pesquisados 14 locais para observar o ritmo da sua produção industrial. Em nove deles se constatou recuo de produção. O mais significativo, segundo o material, foi verificado no Estado do Espírito Santo (-11,1%). Em segundo lugar, aparece o Estado do Ceará, com queda de 4,5% e Minas Gerais, cuja redução industrial ficou em 4%.
Entretanto, a diminuição no ritmo da indústria se reflete em outras partes da federação. A pesquisa revela que a Região Nordeste e São Paulo também apresentaram recuos mais elevados do que a média nacional (-2,4). Nessas localidades, a retração foi de 2,8% e 2,6%, respectivamente. Amazonas, Bahia, Paraná e Goiás completaram o conjunto de locais com índices negativos em novembro de 2015.
A abrangência geográfica da pesquisa do IBGE levou em conta os locais: Amazonas, Pará, Região Nordeste, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás. Denominada Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Regional, ela foi publicada neste dia 12 de janeiro.
Fonte: Confederação Nacional dos Municípios.