Hemose convida doadores de sangues A e O
Visando a regularização dos estoques dos sangues A e O, positivo e negativo, o setor de Captação de Doadores do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) convida os doadores regulares a comparecer à unidade para contribuir com o serviço. A iniciativa tem como objetivo assegurar o atendimento da demanda transfusional da Rede Hospitalar.
A gerente de Captação do Hemose, assistente social Rozeli Dantas, ressaltou que todos os doadores são bem-vindos. “A quantidade de sangue no estoque é razoável. Esse chamado é uma medida de prevenção. Infelizmente, neste período de férias, as pessoas param de doar, em função de viagens. A renovação dos estoques de sangue tem que ser diária”, alerta.
O sangue é utilizado para o atendimento de urgências e emergências, combater hemorragias, além de pacientes com anemia hereditária e em tratamentos oncológicos, que precisam de transfusões sanguíneas frequentes.
“A depender da prescrição médica esse é um público que faz uso do sangue ou um dos seus hemocomponentes, até duas vezes ao dia. É muito importante a solidariedade dos familiares e dos doadores fidelizados”, completa a assistente social.
De acordo com a gerente, é importante que as pessoas se organizem para doação com frequência: o homem cada dois meses e as mulheres a cada três meses.
“Qualquer pessoa em bom estado de saúde pode doar. Basta se informar sobre as exigências como: idade entre 16 a 59 anos e peso superior a 50 quilos. O voluntário deve evitar bebida alcoólica nas doze horas anteriores a doação”, finaliza Rozeli.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias.