CNM
Nas edições dos dias 17 e 18 de agosto do Diário Oficial da União (DOU), foi divulgada a prorrogação e o reconhecimento de situação de emergência de 19 Municípios, com previsão do envio de recursos para a reconstrução de mais três entes. Esses atos foram baixados mediante Portarias da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) e do Ministério da Integração Nacional (MIN).
O Estado com maior número de Municípios nesta circunstância é o Maranhão, com sete atos, seguido de Santa Catarina, cinco; Rio Grande do Sul e Pará, dois e Rio de Janeiro, Sergipe e Paraná, com um Município cada. Apenas Campos dos Goytacazes (RJ) e Salete (SC) tiveram o estado prorrogado, os demais foram reconhecidos.
O motivo pelo qual os entes foram considerados em situação de emergência são as perdas com fortes chuvas, inundações e enchentes. Entre os 19 Municípios, 12 tiveram danos na zona urbana municipal e sete no setor rural.
Pavão, Brumadinho e Muriaé, todos Municípios mineiros, devem receber recursos do ministério para obras de reconstrução local como, por exemplo, limpeza de rios, construção de muros de contenção, pavimentação, calçamento e drenagem pluvial.
Confira
aqui lista publicada no DOU
Fonte: Agência CNM