TCE adere à ação do TCU sobre boas práticas na Saúde
O Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE) aderiu à ação do Tribunal de Contas da União (TCU) que coordenará ações na gestão de saúde em órgãos estaduais e municipais. A iniciativa, que leva o nome de “Governança e Gestão em Saúde”, consistirá num levantamento que tem o objetivo de conhecer melhor a situação da gestão no setor público e assim estimular suas organizações a adotarem boas práticas.
Entre a segunda-feira, 29, e a sexta-feira, 4, o conselheiro substituto Francisco Evanildo de Carvalho e o analista de controle externo II, Sérgio Augusto, representam a Corte sergipana, em Brasília, no treinamento coordenado pelo TCU a respeito do sistema de envio de dados pelas unidades gestoras.
Este é um trabalho de levantamento de informações, em todo o país, sobre saúde, de modo que trará como resultados um diagnóstico e políticas de boas práticas nessa área, afirmou o conselheiro substituto Francisco Evanildo, destacando que o evento reúne a grande maioria dos Tribunais de Contas do Brasil.
Já no dia 23 ocorrerá no TCE/SE um evento de divulgação voltado aos gestores da área da Saúde no Estado e municípios sergipanos, tendo um analista do TCU como facilitador. A partir daí os gestores deverão responder um questionário eletrônico a ser disponibilizado de acordo com cronograma a ser definido.
A perspectiva é que o trabalho contribua para o planejamento das ações de controle do TCU e dos demais tribunais de contas, auxiliando-os como indutores do processo de aperfeiçoamento da governança e da gestão em saúde.
Fonte: TCE/SE.