Lançamento oficial da Rede de Controle no Piauí

Compartilhar:

Em evento realizado na última sexta-feira (28), em Teresina, foi celebrado, entre órgãos públicos e entidades no Estado do Piauí, acordo de cooperação técnica com o objetivo de fortalecer, ampliar e aprimorar o compromisso e articulação institucionais voltados para o combate à corrupção no Estado.
      Desde a instituição da Rede Nacional de Controle da Gestão Pública, firmada em 25 de março de 2009, por meio de protocolo de intenções, em Brasília-DF, entre o TCU e instituições superiores, representantes de entes públicos no Piauí, sob iniciativa do TCU, têm se reunido periodicamente com o objetivo de fomentar essa cooperação.
      Após uma semana de cursos, palestras e oficinas integrando os atores da Rede, ocorreu a oficialização do acordo de cooperação técnica com a assinatura do termo pelos participantes seguintes: Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Advocacia Geral da União, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Controladoria-Geral da União, Controladoria-Geral do Estado do Piauí, Delegacia da Receita Federal do Brasil (unidade de Teresina), Departamento Nacional de Auditoria do SUS, Ministério Público do Estado do Piauí, Ministério Público Federal, Ministério Público junto ao TCE-PI e Superintendência da Polícia Federal no Piauí.
      Compuseram a mesa solene o presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, o conselheiro-presidente do TCE-PI, Abelardo Pio Vilanova e Silva, o governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, o desembargador-presidente do TJ-PI, Raimundo Nonato da Costa Alencar, a vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputada estadual Flora Isabel, o prefeito municipal de Teresina, Sílvio Mendes, e o secretário de controle externo do TCU no Piauí, José Ulisses Rodrigues Vasconcelos.
       Também estiveram presentes no evento os deputados federais Júlio César e Marcelo Castro, deputados estaduais, Vereadores, procuradores da república, além de outras autoridades e servidores das instituições participantes da Rede de Controle, somando mais de trezentos expectadores.
      Ao abrir a solenidade, o presidente Ubiratan Aguiar salientou a importância da contribuição de cada um dos componentes da Rede de Controle na missão de evitar a ocorrência de erros e fraudes, combatendo efetivamente a corrupção, exemplificando casos práticos. Ressaltou que a educação, tanto a formal quanto a familiar, é um dos pilares que evita o desvio de conduta da sociedade.
      Logo após a assinatura do acordo iniciou-se a Sessão Solene de Comemoração dos 110 anos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), o primeiro tribunal de contas estadual, com condecoração de homenageados com o Colar do Mérito. Um dos agraciados foi o presidente Ubiratan Aguiar, que recebeu a honraria do conselheiro-presidente do TCE-PI, Abelardo Pio Vilanova e Silva.

Fonte: Site TCU