Estância e Itabaiana recebem a Brigada Itinerante
Desde o mês de dezembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, com o trabalho da Brigada Itinerante. Os agentes de endemias, em parceria com os militares do Exército Brasileiro, estão percorrendo o interior sergipano, visitando residências e terrenos baldios em busca de possíveis focos do mosquito responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
Neste mês de março, outras oito cidades irão receber a força tarefa, como explica a gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá. “As regiões visitadas são selecionadas a partir do índice de infestação e o registro de casos de alguma das doenças causadas pelo Aedes. A partir disso, enviamos a Brigada para reforçar as ações, que devem ter continuidade através dos agentes municipais”, detalhou.
Nesta terça-feira, 1°, o grupo esteve na cidade de Estância, no Sul do estado, onde realizou tanto a fiscalização de imóveis quanto a orientação das pessoas. “Os agentes procuram os criadouros e focos do mosquito, enquanto os militares fazem a parte educativa, conscientizando a população sobre a importância de dar continuidade aquele trabalho. O Aedes reproduz muito rápido, por isso, a atenção deve ser constante”, ressaltou Sidney Sá, lembrando que a Brigada permanecerá na cidade hoje, quarta-feira, dia 02.
Encerrando a semana, os agentes de endemias seguem para Itabaiana, no Agreste Central, onde trabalharão na quinta e na sexta-feira. “Essa é uma das cidades que já recebeu a visita dos profissionais por mais de uma vez, pois percebemos a necessidade de reforçar, ainda mais, as ações”, esclareceu.
A técnica da SES pede às prefeituras que não deixam a mobilização esfriar. “Insistimos que o cuidado deve ser rotineiro. A população deve ter a consciência que todos têm responsabilidade com esse problema e somente unindo forças é que poderemos vencer o mosquito”, concluiu.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias.