Comissão da Verdade inicia nova rodada de oitivas
A partir desta segunda-feira, 18, a Comissão Estadual da Verdade - Paulo Barbosa de Araújo, realizará mais uma série de sessões públicas com o intuito de registrar os depoimentos de vítimas de violações dos direitos humanos durante a Ditadura Militar implantada no país através do golpe de 1964.
De acordo com o Presidente da Comissão, Josué Modesto dos Passos Subrinho, desta vez serão ouvidas mais três pessoas que foram presas, processadas ou sofreram perseguições durante o período de repressão. Às 8 horas da segunda-feira será ouvido João Augusto Gama da Silva. No dia 19, terça-feira, também às 8h, será a vez de Faustino Alves Menezes. E na quarta-feira, dia 20 de abril, será ouvido o depoimento de Francisco Carlos do Nascimento Varella.
Instituída pelo Governador Jackson Barreto, através do Decreto nº 30.030 de 26/06/2015, a Comissão Estadual da Verdade tem como um dos seus objetivos o levantamento de informações relativas ao período de 1947 a 1985. A Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh) é responsável pela interlocução entre os membros da Comissão e o Governo de Sergipe.
Além dos trabalhos de pesquisa e recolhimento de documentos, a Comissão vem promovendo várias sessões públicas com a tomada de depoimentos de pessoas e familiares que sofreram os mais variados tipos de violações dos direitos humanos, desde perseguições na vida profissional e familiar, ameaças, torturas, sequestros e até assassinatos.
De acordo com o cronograma elaborado pela Comissão Estadual da Verdade para o mês de abril, as sessões públicas para a oitiva das vítimas serão realizadas no auditório do Museu da Gente Sergipana, localizado na Avenida Ivo do Prado, nº 398, centro de Aracaju. Fonte: Agência Sergipe de Notícias.