A carga de energia no Sistema Interligado Nacional em janeiro cresceu 2,6% no mês passado sobre dezembro e saltou 12,1% em relação a um ano antes, informou nesta sexta-feira o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O crescimento na relação anual deve-se à fraca base de comparação com janeiro de 2009, quando a crise financeira internacional afetou a atividade econômica do país. Além disso, o ONS afirma que a expansão deve-se também às altas temperaturas nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e Sul.
A demanda de energia no Sistema Interligado Nacional em janeiro somou 56.031 megawatts, expansão de 1,9% em 12 meses.
No subsistema Sudeste/Centro-Oeste a carga foi de 34.625 megawatts, crescimento de 14,4% em relação a janeiro de 2009. Em relação a dezembro, houve alta de 3,2%.
O crescimento da carga do mês de janeiro indica a continuidade da trajetória de recuperação da atividade econômica, que vêm ocorrendo desde o segundo semestre de 2009, afirma em relatório o ONS. Também contribuíram temperaturas elevadas, cujas máximas foram superiores tanto à média histórica do período quanto às verificadas nesse mês do ano anterior, acrescenta o órgão.
A temperatura acima da média traz como efeito incremento na demanda de energia nos setores residenciais e comercial, devido à aquisição de novos eletrodomésticos e uso intensivo de aparelhos de refrigeração pelas famílias, afirma o ONS.
No Sul, a expansão na demanda foi de 9,8%, para 9.410 megawatts. Os sistemas Nordeste e Norte tiveram cargas de 8.236 e 3.760 megawatts, crescimentos de 9,5 e 4,1%, respectivamente.
Fonte: REUTERS