A Portugal Telecom comprou 100% do capital da GPTI, empresa brasileira de serviços de tecnologia da informação. De acordo com informações entregues à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, de Portugal, a aquisição será realizada com a emissão de ações pela Dedic, subsidiária da operadora no mercado de contact center brasileiro.
Os atuais acionistas da GPTI ficarão com 12,5% do capital da Dedic, posição esta que pode variar entre 5% e 20%, de acordo com o desempenho da provedora de serviços em 2010 e 2011. Ainda de acordo com o comunicado, a dívida financeira da GPTI é de R$ 80 milhões. A GPTI tem uma forte carteira de clientes e cerca de 75% das suas receitas em 2009 (R$ 140 milhões) é derivada de contratos recorrentes, diz a PT.
A empresa portuguesa ressalta que a aquisição permitirá a criação de um player integrado no setor de TI e BPO (business process outsourcing). Esta aquisição enquadra-se na estratégia da PT de consolidar e reforçar a sua presença no Brasil e investir em ativos onde a PT possa acrescentar valor e que possam complementar o portfólio atual, afirma a Portugal Telecom em nota. A operação, aprovada pelo conselho de administração da PT, encontra-se sujeita a autorizações das autoridades brasileiras.
Fonte: Agência Estado