Sergipe registra 301 casos de Tuberculose neste ano
Sergipe registra 301 casos de Tuberculose neste ano
Compartilhar:
Com 301 confirmações de Tuberculose neste ano, Sergipe mantém constância no número de casos. Essa avaliação foi feita pelo médico infectologista, referência técnica de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Marco Aurélio Góes. Em 2015, foram registrados 635 casos e o grande desafio para o combate à doença, segundo o médico, é a continuidade do tratamento nos casos já constatados.
“Um grande desafio consiste na continuação do tratamento adequado. Como todo procedimento tem a duração de seis meses, alguns pacientes, com a melhora dos sintomas, abandonam o tratamento. Desta forma, continua a transmissão da doença, além de aumentar o risco de resistência aos medicamentos utilizados”, explica o infectologista.
Ainda segundo o médico, a tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, o bacilo Micobacteriumtuberculosis. Dentre as variadas formas de TB, a mais comum é a tuberculose pulmonar, responsável por cerca de 85% dos casos confirmados.
A tosse crônica, geralmente com expectoração (catarro), é uma das principais características da tuberculose pulmonar. Além disso, o paciente pode apresentar perda de peso e febre, que geralmente ocorre durante o final da tarde.
Contagiosa quando não tratada, a tuberculose pode ser transmitida, principalmente, por meio de secreções liberadas pelo paciente ao tossir, falar ou espirrar.
Para mais informações, acesse o link abaixo. Fonte: Agência Sergipe de Notícias.