Arrecadação federal reduz ritmo de queda no ano
A arrecadação federal atingiu, em julho de 2016, o valor de R$ 107,4 milhões, registrando uma redução real (IPCA) de 5,80% em relação a julho de 2015. No período acumulado de janeiro a julho de 2016, o total acumulado foi de R$ 724,6 milhões, o que representa um decréscimo real (IPCA) de 7,11%.
Analistas afirmam que o resultado da arrecadação decorreu, fundamentalmente, do desempenho da economia, evidenciado pelo comportamento dos principais indicadores macroeconômicos que afetam diretamente a arrecadação dos diversos tributos.
Segundo Claudemir Malaquias, chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros, a arrecadação dos sete primeiros meses de 2016 das receitas administradas pela Receita Federal apresenta resultados ainda menores que os verificados no mesmo período de 2015. Neste mês, a arrecadação alcançou a menor diferença negativa em relação a 2015 (-4,87%)”, disse.
“Esse resultado reflete os sinais positivos das bases de tributação. Como ocorreu nos dois últimos meses, verificou-se uma estabilização na velocidade da queda das receitas, provável reflexo da estabilização da atividade industrial, com tímida reação do varejo e dos serviços ligados à indústria. Apesar da diminuição no ritmo das perdas de receitas, o nível de emprego continua impactando fortemente o resultado da arrecadação federal, finalizou.
Fonte: Portal Brasil.