Temperatura de julho é recorde
O mês de julho foi o mais quente já registrado até o momento. A temperatura do planeta registrada nessa época subiu 0,87°C maior que o último recorde. A expectativa é que as temperaturas ao longo deste ano contribuam para que 2016 seja o com temperaturas mais altas desde 1880.
Até então, a temperatura média deste ano supera a de 2015 por 0,19°C. Comumente, por ser verão no hemisfério norte, o mês de julho tende a ter temperaturas elevadas. Essa porção do globo concentra maior porcentagem de terra, que se aquece mais rapidamente do que os oceanos, o que provoca esse reflexo na temperatura global. Entre as consequências do aquecimento global estão o derretimento do gelo polar (o que poderia afetar a vida em cidades litorâneas).
Essa mudança traria prejuízo de ecossistemas já finamente ajustados a temperaturas mais frias, como por exemplo os peixes típicos de águas frias que têm seus índices de sucesso reprodutivo (número de filhotes) afetados por uma variação de poucos graus na temperatura da água. Também há um aumento na taxa de reprodução de insetos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti. A agência responsável pela coleta de dados é a Noaa, dos EUA, que monitora atmosfera e oceanos.
Fonte: Confederação Nacional dos Municípios.