Testes da vacina contra a dengue chegam a Pernambuco
Uma esperança no combate à doença que preocupa gestores de todo o País. Foi anunciado na quinta-feira, 20 de outubro, que os testes em humanos da primeira vacina brasileira contra a dengue serão realizados em Pernambuco. O objetivo desse procedimento é comprovar a eficácia da vacina.
Os estudos serão coordenados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Essa etapa de testes envolve 17 mil voluntários em 13 cidades nas cinco regiões do Brasil. A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan (SP), é feita do vírus vivo, mas enfraquecido.
A intenção é que a substância proteja contra os quatro tipos do vírus da dengue. Para isso, dois terços dos participantes receberão a vacina e o restante terá acesso a uma substância com as mesmas características da vacina, mas sem efeito – o chamado efeito placebo.
A vacina é desenvolvida desde 2008, fruto de parceria entre o Instituto Butantan e o National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos, que já estudava o insumo. Testes anteriores foram realizados em 900 pessoas: 600 na primeira fase de testes clínicos, realizada nos Estados Unidos e 300 na segunda etapa, realizada na cidade de São Paulo.
Fonte: Confederação Nacional dos Municípios.