Campanha de mobilização contra o Aedes começa neste mês
Será retomada no dia 20 de novembro as mobilizações para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika. A campanha visa conscientizar a população para a importância da eliminação do inseto transmissor das doenças, um ano após a epidemia que surpreendeu o Brasil ao relacionar o vírus Zika em grávidas a bebês nascidos com microcefalia.
No próximo dia 20, tem início a divulgação em rádio e na televisão. Com isso, a ideia é ter um alcance maior para sensibilizar os brasileiros a participarem do combate ao inseto. As escolas de todo o país também serão envolvidas nas atividades. No dia 25, está programado a realização do Dia Nacional de Combate ao Mosquito. Depois dessa data, a intenção é que toda sexta-feira sejam dias de mobilização com a participação dos alunos.
O Ministério da Saúde informou que o Ministério da Educação vai orientar as instituições de ensino para que reservem os últimos 10 minutos das aulas de sexta para conscientizar as crianças sobre a eliminação do mosquito. Durante as férias escolares, a meta é que imóveis sejam vasculhados uma vez a cada semana em busca das larvas do Aedes. A mobilização nacional contará com o apoio das Forças Armadas.
Fonte: Confederação Nacional dos Municípios.