Tem início nesta terça-feira a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), que anuncia na quarta-feira sua decisão para a taxa básica de juros. Embora bastante dividido, a maior parte do mercado ainda projeta a manutenção da Selic em 8,75% ao ano.
Na segunda, a pesquisa Focus, divulgada pelo Banco Central, mostrou nova deterioração das medianas de IPCA, ajudando a manter estes vencimentos em níveis elevados ao alimentar a aposta de que a taxa Selic deve ser elevada até abril.
De outro lado, os contratos futuros de depósito interfinanceiro (DI) com vencimento a partir de 2013 tiveram alívio das projeções por causa do efeito que uma contração monetária agora deve produzir sobre a inflação futura.
Juros
O Brasil está perto de se juntar a um grupo de países que já começaram a apertar a política monetária após a pior fase da crise global. Quem saiu na frente foi a Austrália, que, em setembro, iniciou um ciclo de altas da taxa básica de juros, atualmente em 4% ao ano.
A China não alterou a taxa, mas mexeu nos depósitos compulsórios, o que reduz a liquidez do sistema financeiro. Índia, Malásia, Taiwan e Coreia do Sul estão entre os países que, segundo analistas, devem subir os juros ao longo de 2010.
(* Com informações da Agência Estado)
Leia mais sobre: Copom