Samu recebeu mais de 4 mil trotes em janeiro
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) fecha o mês de janeiro com índice de atendimento considerado ‘tranquilo’ por sua equipe gestora. Foram registradas 24.068 ligações, o que equivale uma média de 776 chamadas diárias. Os números de trotes ainda são considerados altos. Só no mês de janeiro foram registrados 4.683 trotes, uma média de 151 ligações falsas por dia.
“Esse tipo de ligação é muito prejudicial ao atendimento que o Samu presta à sociedade. As pessoas que ainda passam trote ainda não absorveram a real necessidade do serviço ou nunca precisaram utilizar. Por isso, agem de forma negligente, prejudicando a população que realmente necessita do serviço”, relata a superintendente do Samu 192 Sergipe, Lúcia Santos.
Para atender às solicitações durante todo mês de janeiro, o Samu realizou 3.363 atendimentos por Unidades de Suporte Básico (USB), uma média de 108,48 atendimentos diários. Foram prestados 767 procedimentos com envio de Unidades de Suporte Avançado (USA), com média de 24,74 atendimentos por dia.
Além disso, foram realizados 136 atendimentos por motolâncias, uma média 4,34 atendimentos diários. “As motolâncias garantem o atendimento pré-hospitalar em curto espaço de tempo, gerando uma resposta operacional rápida, eficaz e segura enquanto o paciente aguarda a ambulância solicitada. Elas demonstram, sem dúvida, um suporte dinâmico no atendimento pré-hospitalar”, destaca Lúcia Santos.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias.