Chuvas deixam cinco estados em situação de emergência
O Ministério da Integração reconheceu a situação de emergência em 18 cidades dos estados do Amazonas, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco. A portaria com a medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (5).
As portarias vão permitir que as prefeituras possam solicitar o apoio do governo federal para socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas.
No Amazonas, os municípios de Fonte Nova e Altazes foram atingidos por inundações. Na Bahia, o município de Prado sofreu com erosões.
Já os municípios de Cambará do Sul, Jaboticaba, Engenho Velho, Novo Xingu, Santa Rosa, Lajeado do Bugre e Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul; e Ituporanga, Agrolândia, Xaxim, Águas Frias e Brusque, de Santa Catarina; além de Bonito, Escada e São José da Coroa Grande, em Pernambuco; foram atingidos por fortes chuvas e enxurradas.
Para obter apoio material e financeiro do Ministério da Integração Nacional, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). O valor do recurso a ser disponibilizado é definido após análise técnica.
Fonte: Portal Brasil.