O presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe, José do Patrocínio Hora, prestigiou na noite do último domingo,18, no Centro de Convenções, a abertura do II Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos e do I Congresso do Instituto Nacional de Frutos Tropicais. Ele representou o governador Marcelo Déda e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), Jorge Santana, no evento.
Com o tema ‘Avanços em Tecnologia de Alimentos’, os encontros buscam apresentar inovações tecnológicas de interesse nacional, mais precisamente focadas nas regiões Norte e Nordeste, além de discutir e difundir tecnologias inovadoras para a indústria e os Arranjos Produtivos Locais (APLs). Os eventos são organizados pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia em Alimentos Secção Sergipe (SBCTA-SE) e contam com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Sedetec.
Em sua explanação, José do Patrocínio Hora destacou o compromisso da administração estadual com os órgãos de pesquisa sergipanos. “Este Governo, desde 2007 mostrou-se interessado em resgatar a dívida do estado com o setor de ciência e tecnologia. Um exemplo disso foi levar três profissionais das universidades para dirigir os órgãos ligados à pesquisa (Instituto Tecnológico de Pesquisas de Sergipe, Sergipe Parque Tecnológico e Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe). Os investimentos têm crescido ao longo dos anos, o que também demonstra a importância dada ao setor”.
Discussões
Durante os próximos três dias, cerca de 500 congressistas discutirão temas relacionados a oito áreas temáticas, incluindo apicultura, caprinocultura, fruticultura e psicultura. As atividades incluem a realização de minicursos, mesas redondas, palestras, além da apresentação de 550 trabalhos. A Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Prefeitura de Aracaju, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) também apoiam os eventos.
De acordo com o presidente do I Congresso de Frutos Tropicais, Narenda Naraim, as discussões poderão contribuir para estimular ainda mais as pesquisas na área. “Os frutos tropicais representam uma parcela significativa do conhecimento a ser explorado. Lançamos o desafio aos jovens pesquisadores para tentar agregar valor a esses produtos, desenvolvendo tecnologias inovadoras para garantir emprego e renda aos brasileiros”.
Presenças
Também participaram da cerimônia o reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho, o diretor-presidente da Fapitec, Ricardo Santana, e o diretor-presidente do SergipeTEc, Marcos Vandir.